O assunto (poderia deixar...(O Louvor) louvor é um dos nortes da vida de um crente. Portanto, ao fazê-lo (presta-lo) o salvo deve está convicto que só agrada (agradará) ao Pai, se a sua manifestação honrosa a Deus, estiver plenamente baseado (fundamentada) nas Sagradas Escrituras. “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” Efésios 5:19- ACF. Notadamente o louvor vem de dentro para fora, ou seja, do vosso coração. São duas as características basilares do louvor, ambas igualmente importantes, adorar em espírito e em verdade “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4:23-24- ACF. A estrofe do hino 375 “segurança” do canto cristão, nos mostra com clareza que a adoração vem da alma.
“Canta, minha alma! (bis)
Canta ao Senhor!
Rende-lhe sempre ardente louvor!”.
Antes de prosseguirmos com o estudo vamos com a ajuda do dicionário buscar os significados seculares das três palavras chaves do artigo: Louvor, adoração e música.
Significado de Louvor:
Ato de louvar, de exaltar e glorificar algo ou alguém; exaltação, glorificação: os fiéis cantam louvores aos céus. Expressão de enaltação; ação de elogiar, enaltecer as boas qualidades ou feitos de; elogio: o aluno tirou dez com louvor! Homenagem que se presta a algo ou alguém; honra: a rainha escreveu uma frase em louvor ao soldado morto em guerra. Expressão de agradecimento, de referência por; gratidão.
Significado de Adorar:
Verbo transitivo direto e intransitivo, Cultuar; render ou prestar culto a; idolatrar uma divindade.
Verbo transitivo direto predicativo[Por Extensão] Reverenciar; demonstrar excesso de admiração por; venerar algo ou alguém.
V.t.d.pron. Apaixonar-se; gostar de maneira exagerada ou extrema.
Verbo transitivo direto, Uso Informal. Demonstrar preferência por; gostar excessivamente de alguma coisa.
Significado da palavra música:
Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. (ação externa) No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
Diferença entre louvor e música.
Não existe no Novo Testamento a ordem para o crente usar música como louvor e sim oferecer a Deus sacrifícios de Louvor “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” Hebreus 13:15- ACF. Quando a palavra de Deus nos mandar fazer algo, devemos ser fiel a essa ordem. A natureza norteadora do louvor a Deus é ser manifestada de dentro para fora é não de fora para dentro.
Tipo Emissor Canal Receptor
Louvor O espírito do homem nascido de novo. Lábios. Deus.
Música Qualquer ser humano. Lábios ou instrumentos musicais Ouvido dos homens (ação externa).
A verdadeira adoração é centralizada em Deus (João 4:23). Não é centralizada em sentimentos; gostos pessoais ou em emoções e surge a partir de um contínuo andar com Deus. A obediência espiritual a Palavra de Deus é, sem dúvida, o fundamento da adoração verdadeira. “E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:46- ACF.
“Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos”. Salmos 63:3-4-ACF.
Obs: A natureza também glorifica a Deus. “Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas” Salmos 98:8-ACF.
“Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel” Isaías 44:23- ACF. Porém, estamos tratando da adoração do homem salvo.
O louvor cantado.
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” Efésios 5:19- ACF.
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” Colossenses 3:16-ACF.
Existem várias correntes, que defendem o uso de músicas e por conseguente o uso de instrumentos no culto neotestamentário. A literalidade bíblica, feita sobre uma ótica de submissão ao agir do Espírito Santo, mostra que este fato é um preceito de homens imposto nas igrejas. No antigo testamento era comum a utilização de instrumentos nos cultos judaicos. Para os contradizentes, este fato por si, já suficiente para justificar a aplicação da música com aparato dos instrumentos. Inclusive, alguns se utilizam do termo salmodiando de Efésios 5:19, para fundamentar a sua desobediência as Sagradas Escrituras. No link: https://www.gotquestions.org/Portugues/instrumentos-musicais-na-igreja.html, o escritor explica que a frase "salmodiando ao Senhor" é uma tradução da palavra grega psallontes, a raiz da qual significa "esfregar ou tocar" ou "contorcer ou vibrar". Era comumente utilizada em grego para se referir a tocar um instrumento musical de cordas. Realmente a definição do termo “salmodiando” é basicamente o dedilhar dos instrumentos de cordas. Mas, ao voltamos para a literalidade da bíblia, dispomos do imprescindível auxílio do Espírito Santo, que mostra qual deve ser o instrumento utilizado “no vosso coração” Efésios 5:19- ACF, ou seja, não devemos fazer música e sim glorificar ao nosso Deus cantando louvores advindos da ferramenta apropriada: os nossos corações.
A literalidade bíblica.
O único método confiável e cem por cento seguro de se interpretar as Sagradas Escrituras é o literal. O dicionário define interpretação LITERAL como aquela que é "baseada nas próprias palavras em seu sentido comum ... não vai além do que está escrito. “ para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito”. I Coríntios 4:6. “ Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário." [Cooper]. Obviamente, a interpretação literal-gramatical-histórica tem espaço para linguagem figurada- poética (como em "Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio e indiscutível: só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel a igreja como uma só e mesma coisa indiferenciável, etc.) Hélio de Meneses em: http://solascriptura-tt.org/Ide/QueEhInterpretacaoLiteralGramaticalAutoridadeSoAasEscrituras-Helio.htm.
É justamente nesse sentido o LITERAL, que iremos analisar o versículo 19 do capítulo 5 de Efésios.“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” Efésios 5:19-ACF.
Quando Paulo divinamente inspirado, mostra a fórmula do verdadeiro louvor, onde o instrumento a ser utilizado é o coração, vai de encontro com as palavras de Cristo no evangelho de João capítulo 4,(No qual mostra-nos) que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4:23-24- ACF. A clareza do texto, mostra que a passagem refere-se ao espírito do homem nascido de novo e que o verdadeiro louvor é um fruto interno que vem de dentro do coração e não uma ação externa executada através de um instrumento musical. Aprendemos que não devemos ir além do que está escrito (I Coríntios 4:6) e que nosso falar seja sim, sim e não, não “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é procedente do mal” Mateus 5:37-ACF. Usando a bíblia em sua forma literal, faça a seguinte pergunta: O Novo Testamento autoriza o uso de instrumentos musicais, como uma forma de louvor a Deus? A resposta é não. Os opositores questionarão que há um silêncio sobre este assunto no NT e desta forma permanecer a fórmula usada no Velho Testamento. Mas, no que é concernente ao louvor, esta teoria perde totalmente a sua intensidade e seu vigor.
Silêncio no Novo Testamento.
Muitos apregoam que há um silêncio no Novo Testamento, no que diz respeito ao uso de instrumentos nos cultos neotestamentário, neste sentido, concordamos com a posição do Pr. Anízio Gomes, que diz: “Os defensores dos instrumentos musicais advogam que no Velho Testamento Deus autorizou o uso dos instrumentos musicais e se assim o fez de uma vez para sempre. Citam várias passagem do Velho Testamento onde os instrumentos musicais são citados ou utilizados. Dando-se assim por satisfeitos, não se preocupam com o que preceitua o Novo Testamento. Porém todos eles concordam que muita coisa que era parte integral do culto no Velho Testamento caducou com a vinda do Messias e citam corretamente que “o fim da lei é Cristo” (Romanos.:10:4) e que “a lei e os profetas profetizaram até João” (Mateus:11:13), além disso todos ensinam que o sábado, a circuncisão, a lei e tantas outras práticas não fazem parte do contexto neotestamentário, no entanto negligenciam quando o assunto é o uso dos instrumentos musicais no culto a Deus promovido pelas igrejas locais”. Continuando com nosso exame sobre o louvor que agrada a Deus, encontramos no Livro Santo, que devemos imitar a Cristo ou aqueles que estão O imitando “ SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo” I Coríntios 11:1-ACF. Após a ceia, antes de ser entregue para ser crucificado, o Senhor juntamente com os apóstolos cantaram um hino “E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras” Mateus 26:30-ACF. Veja bem, não há qualquer menção sobre a utilização de instrumentos naquela ocasião. No capitulo 16 do livro de Atos encontramos outra referência sobre o assunto, que por sinal é a única menção de cantar em todo o livro de Atos é na ocasião em que Paulo e Silas são presos em Filipos: “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”.Atos 16:25-ACF. Ninguém consegue, se quer imaginar a existência de instrumentos musicais naquela masmorra interior escura.
O perfeito Louvor.
Devemos entender quer, não é a música que glorifica a Deus e sim o louvor. Nas raras ocasiões em que há referência a música com instrumentos no Novo Testamento, em nenhuma delas diz respeito a adoração na igreja. Em tempo, para glorificar a Deus em espírito e em verdade, necessitamos seguir o modelo perfeito deixado nas Sagradas Escrituras, “Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou”. Hebreus 8:5-ACF. No que pertinente ao louvo bíblico, este protótipo é o sacrifício de louvor através dos lábios. “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Hebreus 13:15-ACF. Na atual dispensação os filhos de Deus, já não ofertam animais em sacrifício, não celebram a Páscoa, não guardam os sábados e as luas novas. O culto não é dirigido por uma categoria diferenciada de sacerdotes; o sangue não é respingado, para a propiciação dos pecados; e não são necessárias celebrações inusitadas para nossos dias, abrangendo cabras, novilhas e animais queimados. Nesta nova aliança, Deus excluiu eventos típicos da lei como: utilização de incenso, vasos dourados, tapeçarias coloridas, dançar diante do Senhor, ervas amargas e instrumentos musicais.“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” Colossenses 2:14-ACF. O Antigo Testamento foi escrito como sombra das coisas futuras “ PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam”. Hebreus 10:1. Sendo bastante útil na compreensão de muitas coisas, mas voltar ao Antigo Testamento para qualquer prática obriga alguém a manter todas as suas ordenanças. “ Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” Tiago 2:10-ACF.
Conclusão.
Se fosse a vontade de Deus a utilização de instrumentos no louvor na igreja neotestamentária, com certeza, Ele teria manifestado o Seu desejo e o declarado nos livros que compõem o Novo Testamento. Porém, este fato não ocorreu, muito pelo contrário, o Espírito Santo nos mostrou o modelo pelo qual devemos glorificar ao nosso Pai.
• É comandado por. “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” Efésios 5:19-ACF
• Há exemplos de cristãos cantando “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam”.Atos 16:25-ACF.; e “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento” I Coríntios 14:15-ACF.
• É no princípio de oferecer a Deus o sacrifício do fruto dos nossos lábios “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”. Hebreus 13:15-ACF.
“Estas são todas as instruções de Cristo e dos Apóstolos em matéria de louvor no Novo Testamento na Igreja. Se você ler Efésios 5:19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Note a frase, cantando e salmodiando “no” vosso coração o conjuntivo “NO” junta as palavras de uma forma que exclui instrumentos musicais” Declaração doutrinaria Igreja Batista independente Lakeland Florida, ACERCA DOS INSTRUMENTOS NA ADORAÇÃO.
Ademais, devemos seguir o exemplo e as pisadas de Cristo, “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”. I Pedro 2:21. Como o uso de instrumentos no serviço de adoração ao Senhor nas igrejas do Novo Testamento, nunca foi ensinado por Cristo ou pelos apóstolos e não aparece em nenhum lugar do Novo Testamento, então, devemos ficar com o modelo contido nas Sagradas Escrituras, não além do que está escrito.
“para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito”. I Coríntios 4:6.
“Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.” Hebreus 2:12-ACF.
Pr. Walter Costa.
Esperança-PB em janeiro de 2019.
Bibliografia:
Bíblia Almeida Corrigida e Fiel- ACF da .Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil